Receita: Bifum com shimeji e cebola agridoce

Bom dia pessoal! Ontem eu postei essa receita no instagram (@minhaescolha) e foi sucesso, então vou compartilhar aqui com vocês também. Receitinha simples, fácil de fazer, daquele jeito que a gente gosta. Desde já peço desculpas pela foto, mas tirei com o celular mesmo, logo já estarei na casinha nova e as postagens por aqui vão voltar ao normal, lá eu já fiz um cantinho todo especial pensando em nossas fotos e postagens.

Antes de apresentar a receita, eu gostaria de contribuir um pouquinho com conhecimentos da Nutrição para vocês. Eu sempre defendo o consumo de cogumelos, mas eu queria explicar um pouquinho o porque. 

Bom, os cogumelos comestíveis são excelentes opções que devem ser incorporadas em nosso hábito alimentar, tanto pelo seu elevado valor nutritivo, quanto por suas propriedades medicinais (imunológicas, anticarcinogênicas e antimutagênicas). Em um estudo sobre o valor nutricional de cogumelos comestíveis (Champignon, Shiitake e Shimeji) foi encontrado valores médios (/100g) de 23,22 g de proteínas, 4,71 g de gorduras totais, 63,17g de carboidratos, 34,0 g de fibras alimentares, 104,13mg de fósforo e 6,67mg de Vitamina C (Furlani & Godoy, 2007), por ser um alimento de origem vegetal não contém colesterol. Isso mostra o potencial nutricional desse alimento, sendo uma ótima opção para a substituição da carne, sobretudo para os vegetarianos, só para vocês terem uma ideia, em 100g de carne bovina crua (contra-filé) temos 19,2 g de proteínas, 15g de gorduras totais (63 mg são de colesterol!), 0,0 g de carboidratos, 0,0 fibras alimentares, 144,00 mg de fósforo e 0,0 mg de vitamina C. Perceberam as vantagens? Acho que vale tentar introduzir os cogumelos na nossa alimentação. Sabemos que o seu preço é um pouco “salgado”, mas o da carne também é! Então não perca tempo e amplie as suas possibilidades.

Vamos a receita?

Bifum com shimeji e cebola agridoce



Ingredientes:

- 150g de bifum preparado (ferver a água, desligar o fogo, adicionar o bifum e deixar cozinhar por aproximadamente 5 minutos, escorrer e reservar);
- 200g de Shimeji em cubos;
- 1 cebola em lâminas;
- 50 ml de azeite;
- 1 colher de chá de açúcar mascavo;
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
- 1 colher de chá de cebola em pó;
- 1 colher de sopa de shoyo;
- 1 colher de chá de orégano desidratado;
- Sal do himalaia e pimenta branca moída a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o vinagre, o orégano, o shoyo, a cebola em pó, o sal e a pimenta branca, reserve. Refogue a cebola no azeite, quando ela estiver levemente dourada, adicione o açúcar para caramelizar a mesma. Na sequência, com o fogo ainda ligado, adicione o shimeji e a mistura de temperos. Refogue até que o shimeji fique macio. Desligue o fogo, incorpore o bifum ao refogado e está pronto!

Gostaram da receita?
Beijos, Bruna.

Nenhum comentário

Postar um comentário

É tão bom receber um comentário seu =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...