Queijo vegano de amêndoa




Bom dia, pessoal!
Postei uma foto desse queijo vegano de amêndoa no instagram (@minhaescolha) e foi o maior sucesso. Demorei para postar a receita por conta da correria, mas não ia deixar vocês na mão, pois sei que receitas alternativas assim são necessárias. Essa é uma excelente opção para quem é intolerante a lactose ou alérgico a proteína do leite. O sabor me surpreendeu muito, a textura então... lembra o queijo cottage. O preparo é simples, não tem mistério algum, então não perca tempo e corra para fazer o seu, depois vem aqui me contar o que você achou, combinado?
Fiz questão de calcular a tabela nutricional dessa receita (vou fazer isso sempre que eu puder) para mostrar que é uma opção mais do que saudável!

Porção de 30g (1 colher de sopa ou 1 fatia pequena):

Calorias: 38 kcal
Carboidratos: 1,9g
Proteínas: 1,2g
Gorduras totais: 3,1g
Gorduras saturadas: 0,3g
Gorduras poliinsaturadas: 1,1g
Gorduras monoinsaturadas: 2,1g
Sódio: 18,4 mg
Fibra alimentar: 0,8g

Vamos à receita!

Queijo vegano de amêndoa



Ingredientes:

- 1 xícara de chá de amêndoa hidratada e sem casca (125 – 135g) – *Ver receita no final;
- 2 xícaras de chá de água filtrada;
- Sal rosa a gosto;
- Suco de 1 limão;
- 4g de agar agar (para consistência de cottage e 6g para ponto de corte).

Modo de preparo:

Bata a amêndoa (previamente hidratada e sem a casca) com a água no liquidificador até triturar totalmente a mesma e coe em uma peneira. Coloque o conteúdo em uma panela junto com o sal, limão e agar agar, vai mexendo em fogo baixo até ferver, quando levantar fervura continue mexendo por mais 1 minuto. Retire do fogo, coloque em um recipiente de vidro e espere esfriar, em seguida leve para a geladeira por +/- 6 horas e está pronto.  Essa é a versão tradicional, se você quiser pode temperar com manjericão, orégano, etc...


 *coloque a amêndoa em um copo e cubra com água, deixe descansar na geladeira por 24 horas, em seguida escorra a água e retire a casca com os dedos (solta super fácil).

P.S.: Peço desculpas pela foto, tirei com o celular, a máquina estava descarregada e eu estava louca para provar, não ia conseguir esperar.

Gostaram da receita?
Beijos, Bruna Braga :*

2 comentários

  1. Vou testar nesse fim de semana! Sempre faço a ricota de amêndoas com o resíduo do leite vegetal e adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! depois me conta se deu certo e gostou.
      bjs

      Excluir

É tão bom receber um comentário seu =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...