Bolo funcional de banana sem glúten e sem leite e derivados


Oi pessoal, tudo bem com vocês? A receita de hoje é uma variação da receita do bolo de banana que eu já postei por aqui, a diferença é que essa além de não conter glúten, também não contém leite e derivados, fiz essa receita especialmente para minha concunhada que está amamentando e está em dieta livre de leite e derivados porque sua pequena tem APLV (alergia a proteína do leite de vaca), então mamãe também tem que fazer dieta especial. A receita original é feita com manteiga ghee, que atende aos intolerantes à lactose, mas não aos alérgicos à proteína do leite de vaca. Acrescentei a linhaça para tentar reduzir o IG da preparação. Notei um pouco de diferença no sabor, mas nada que comprometesse, ficou muito bom.

Vamos à receita?!

Bolo funcional de banana sem glúten e sem leite e derivados



Ingredientes:

- 6 bananas da prata maduras
- 2 colheres de café de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa azeite
- 2 ovos
- 1 e ½ xícara de chá de flocos de arroz
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de sopa cheia semente de linhaça dourada (opcional)

Modo de preparo:

Amassar a banana com um garfo, adicionar o bicarbonato e deixar descansar por 10 minutos (que é o tempo que você prepara a segunda parte da receita).
Em uma tigela, misture o azeite e o açúcar com uma colher, em seguida adicione o ovo, um a um, com o auxílio de uma batedeira até formar um creme homogêneo. Adicionar o flocos de arroz, a canela, a linhaça e, por último, a banana que estava reservada. Levar para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por 30 minutos ou até que o bolo esteja completamente assado (o teste o palito!).
Essa é uma receita pequena, se você quiser fazer uma forma grande basta dobrar as quantidades, ok?




Gostaram da receita?
Vocês tem alguma receita legal de bolo sem glúten e sem leite para nos indicar?
Beijinhos,
Bruna Braga :*

Nenhum comentário

Postar um comentário

É tão bom receber um comentário seu =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...