Receita da Semana: Petit Gateau!

Meninas, acho que agora vou conseguir voltar aos poucos ao blog, viu? Esse tempo afastada doeu muito em mim, isso aqui virou uma terapia, é incrível como faz bem, seja por um post (mostrando a utilidade do blog), seja pelo número de visitas (mostrando que não estou sozinha nessa), seja pela cobrança das pessoas para novos posts (mostrando que o blog é querido), seja pela saudade que eu fico de vocês, enfim...
Vou voltar com uma receita super deliciosa: Petit Gateau. Essa é aquela receita que todo mundo ama e morre de medo de fazer, mas venho para dizer que não é nada disso, é super fácil, requer apenas atenção e disciplina, se você é daquelas que não gosta de seguir receita e modo de preparo, esquece, essa não é uma receita para você, mas se você é obediente kkkkkk, vai em frente e seja sucesso para os seus convidados!



Eu tenho várias receitas de petit gateau, porém nenhuma delas tinha indicação para congelamento e assim, embora seja uma receita simples de fazer, manipular o preparo é chato, então eu queria uma receita que eu pudesse congelar, para ter uma carta na manga para aquelas ocasiões em que recebemos uma visita inesperada ou vontade súbita de comer algo bem delicioso (isso tem sido bem frequente para mim #tensãomestrado). Aí minha cunhada tinha essa receita que pode ser congelada, então ela me passou, eu fiz e deu tudo certo.
Desde já peço desculpas pelas fotos, mas essa foi a sobremesa de um jantar aqui em casa, então não dava para ficar fotografando com os amigos na mesa, meio chato isso hahaha, então tirei 3 ou 4 fotos e me dei por satisfeita.

Vamos a receita?

Petit Gateau

Ingredientes:

Para o Petit Gateau

- 200g de chocolate ao leite (Usei o da Nestlé);
- 2 colheres de sopa cheias de manteiga derretida;
- 2 ovos;
- 2 gemas;
- 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo sem fermento;
- 50g de açúcar;
- Manteiga em temperatura ambiente e farinha de trigo para untar as forminhas.

Para Calda

- 1 Lata de leite condensado (Moça ou Itambé, não gosto de nenhum outro);
- 3 colheres de sopa de chocolate Dois Frades;
- 1 colher de chá de manteiga;
- 1 Medida da lata de leite de vaca.

Modo de preparo:

Para o Petit Gateau

Em uma batedeira bata os ovos até formar um creme amarelado, em seguida acrescente o açúcar e continue a bater até formar um creme fofinho e homogêneo, desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos e misture com o auxílio de um batedor de claras até formar uma mistura homogênea, reserve.
Em banho-maria derreta o chocolate (não deixar a água do banho ferver), em seguida acrescente a manteiga previamente derretida e misture até homogeneizar. Em seguida adicionar essa mistura (chocolate + manteiga) no creme, misturando gradativamente com auxílio de uma pá de batedeira até ficar homogêneo e pronto! O creme do Petit Gateau está finalizado. Distribuir esse creme em 10 forminhas, previamente untadas e passadas na farinha, forrar cada forminha com filtro plástico e levar para o congelador até o momento do preparo.
Quando for assar os bolinhos, retirá-los do congelador e deixá-los 10 minutos em temperatura ambiente. Após os 10 minutos, colocá-los um uma assadeira e levá-los para o forno pré-aquecido à 180ºC, por 12-16 minutos, aqui está o segredo, se assar muito vira um bolinho assado, então para formar aquele creme no interior, ele deve estar assado nas laterais e mole no centro, então com o palito de dente você deve verificar se nas laterais o palito sai limpo e no centro sai com o creme, sendo assim está no ponto certo.

Para Calda

Misturar todos os ingredientes e legar ao fogo até formar uma calda grossinha. Fazer no momento de servir o Petit Gateau.

Tentei fazer um passo-a-passo em fotos, espero que sirva para tirar as dúvidas de vocês.









Servir individualmente com uma bola generosa de sorvete de creme, aí é só correr para o abraço.




Gostaram da receita?
Beijos,
Bruna braga :*

3 comentários

  1. Uma delícia!!!
    Bjs
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Não ficou doce demais não? Estou com medo porque todas as receitas que vejo são com chocolate meio amargo e açúcar, mas só gosto do ao leite, estou com medo de colocar açúcar e ficar muito doce! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir

É tão bom receber um comentário seu =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...