As cortinas, lindas e delicadas!

O post de hoje vai ser bem útil para quem tem cortinas de tecido em casa, pelo menos se eu tivesse lido um post com as informações que vou colocar aqui, teria evitado um acidente/prejuízo doméstico Rs* (Agora eu dou risada... ).
Meninas, eu não sei onde que eu estava com a cabeça quando decidi lavar as cortinas aqui de casa sozinha. Eu não havia encontrado nenhuma empresa especializada e não sabia o que/como fazer e precisava lavá-las, então eu optei (acho que não foi bem uma opção) por a mão na massa.  As da sala eu lavei, passei e foi sucesso, com isso fui para as do quarto, que são duas, uma é a cortina propriamente dita e a outra o blackout ou Corta luz, não sei como vocês estão habituadas a chamar.
Meu problema começou com a cortina, coloquei na máquina para lavar, coisa e tal, quando eu retiro-a de lá, após a centrifugação, eis que surge o primeiro pepino: Vários fios puxados, como se fosse meia calça quando puxa fio, sabe? Nossa, fiquei com o coração apertadinho, porque eu amava aquela cortina. Pensei comigo “vou tentar passar, pode ser que fique bom”. Lá vai eu passar a cortina, com o ferro no desligado, bem morninho e do nada a cortina começa a contorcer, fiquei doida! Kkkk... O que eu ia fazer agora? NADA, já era, já foi... Resolvi me conformar e assumir o prejuízo de uma cortina. Não satisfeita, achei que lavar o blackout com sucesso seria minha recompensa, afinal nada mais fácil que lavar aquele tecido aparentemente sem “frescura” alguma.  Joguei na máquina, selecionei o programa de lavagem e larguei lá, quando fui tirar da máquina após centrifugação ele estava completamente grudado, meio que derretido, eu não entendi foi nada, aquilo era algo tão impossível de acontecer na minha cabeça, que nem culpa senti, senti foi pena do meu prejuízo.
Não podia ficar sem cortina porque em frente à janela do quarto tem a janela de outro apartamento, ainda que longe, incomoda. Tive que encomendar outra, não tinha como fazer diferente. Aí fui comprar o novo tecido para fazer o blackout e cortina, na loja quando eu contei o que aconteceu, TODO mundo vinha me explicar que blackout não se lava, apenas se limpa com um pano úmido... Poxa, porque não me falaram isso antes? Disseram ainda, que cortina não se pode lavar em máquina, tem que colocar em um balde cheio de sabão e água, colocar ela no sentido do comprimento, deixar de molho, não esfregar, depois de um tempo de molho, passar para outro balde só com água, depois passar para outro balde só com sabão e água novamente, colocar ela no sentido do comprimento, deixar de molho, não esfregar, depois de um tempo de molho, passar para outro balde só com água, retirar e espremer levemente para tirar o excesso de água e colocar no varal para secar. Resumindo, é assim que se faz. Fiz TUDO errado, tudo bem, mas faça diferente, viu? Faça do jeito certo!  =)
Então o alerta é para vocês terem cuidado na hora de lavar, ou na hora de orientar alguém para lavar e escolher um tecido menos frágil, usei esse critério para comprar o tecido da nova cortina.


Cortina nova com o Blackout aberto


Cortina nova com o Blackout fechado


Detalhe da cortina nova, acho que esse tecido é mais resistente que o outro.


Detalhe da cotina da sala, o tecido é mais resistente, lavei essa cortina na máquina e tudo bem. Mas na próxima vou fazer do jeito certo, vai que... =)

Cortina velha. reparem no fio puxado, foi assim em toda a cortina.

Aqui dá para ver melhor o fio puxado. Ela ficou toda torta.

Beijinhos cuidadosos,

Bruna Braga :*

17 comentários

  1. Oi!!! Cara! Eu ACABEI de lavar o blackout do apto que vou morar (alugado) pois achei que estava sujinho.... na máquina.... estragou... claro!saiu a "pelicula" e ficou todo manchado..... rsrsrs assim parei no seu blogo, qdo coloquei no google "lavei o blackout" pra ver se tinha alguma dica de conserto.... puxa! vou assumir o prejuizo tbm! pelo menos era uma janela pequena e nao tinha cortina.... mas adorei as dicas, jamais repetirei esse erro!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus do céu... por que será que a gente só procura essas dicas na internet depois que o black-out já virou aquela massaroca dentro da máquina? O pior é que ele nem era meu. Era da minha mãe, e ela sempre mandou pra lavar em lugares especializados. Até que eu, muito esperta e "econômica" tive a brilhante idéia de lavar em casa. Afinal, o blackout tem uma aparência tão inofensiva, né? Pois é... já diz a sabedoria popular que "a economia é a base da porcaria". Então, prejuízo pra mim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também confiei nessa esperteza e me dei mal... aprendi, esse erro n~çao vou cometer mais... rs!
      :)

      Excluir
  3. Então, estou a procura de um tecido blecaute ( ou blackout, como quiser, rs) para compor a cortina da sala e me deparei com uma dificuldade: não encontro grandes especificações em sites descrevendo em minúcias o produto, tal como quando pesquisamos um eletrônico, por exemplo. Pelo que entendi você comprou pela internet? Fiquei curiosa pra saber se poderia indicar umas lojas para que possa consultar. Confesso que ainda não saí para buscar uma loja física.... por isso prefiro ler a respeito antes para ter êxito na aquisição.
    Suas dicas com o manuseio foram muito importantes pois também pensava ser um tecido assim, sem maiores exigências. Tenho certeza que só vou passar um paninho..... rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eve, infelizmente eu comprei em loja física, loja de tecido mesmo, é fácil de achar. Esse material é ótimo, o defeito é na hora de lavar, tirando isso estou SUPER satisfeita.
      :D

      Excluir
  4. Já cansei de lavar minha cortina que é pregada no blackout e nunca estragou.
    Estranho!Creio que vcs compraram algo extremamente inferior!
    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema não foi a qualidade do blackout, pelo menos no meu caso, acho que deve existir uma forma e produtos corretos para limpá-los, como fiz em casa, deu errado e por isso a ideia do post, para orientar como não deve ser feito, certamente se eu tivesse levado para uma lavanderia isso não teria acontecido, se tivesse eles seriam os responsáveis e o meu prejuízo seria menor kkkkk
      Enfim... essas coisas acontecem...
      Abraço.

      Excluir
  5. Ainda bem que eu não lavei o meu (rs), obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Para conhecimento da Ercilia, existe o tecido blackout ( que fica igual a um tecido ao ser pendurado , pois a pelicula é no meio da trama) e o blackot vinil ( que e bem mais barato, porem com uma outra aparencia, parecendo um vinil pelo lado direito e lona no avesso) creio ser este o seu caso, pois esse a manutencao é mais facil , mas nao fica tao bonita, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aê gente!
      Obrigada pela dica!

      Excluir
    2. Onde vc comprou as novas? São lindas!

      Excluir
  7. Onde vc comprou a nova? Achei linda!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, gostaria de escurecer uma sala de home, vocês poderiam me dizer se o tecido blackout na cor clara como branco ou bege consegue escurecer o ambiente...

    Rose, 08 de junho de 2014.









    ResponderExcluir
  9. Nossaa, ainda bem que cheguei no seu blog antes de ligar a máquina! hahaha
    Vou lá tirar a cortina de blackout e voul de dentro! hihi

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei a você não passar pela mesma situação que a minha, ufa!

      Excluir

É tão bom receber um comentário seu =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...